A investigadora Paola Alberte, do Instituto de Bioengenharia e Biociências (iBB-Técnico) do Instituto Superior Técnico, e também docente na mesma instituição, foi uma das quatro cientistas distinguidas na 21.ª edição do prestigiado programa internacional da L’Oréal-UNESCO – “For Women in Science”. O seu trabalho inovador na área da bioeletrónica valeu-lhe este importante galardão.
A cientista desenvolveu dispositivos nanobioeletrónicos com a capacidade de interagir com organismos vivos e sistemas biológicos, uma área crucial dado que todas as células do corpo humano possuem carga elétrica. A particularidade destes sistemas reside no facto de serem ativados por ultrassons, a partir do exterior do corpo.
As aplicações desta tecnologia são vastas e prometem avanços significativos na medicina. Estes dispositivos podem ser utilizados para a deteção e monitorização de sinais biológicos, oferecendo uma forma menos invasiva e mais eficiente de acompanhar processos no organismo. Além disso, têm o potencial de fornecer estímulos elétricos ou de outros tipos, com o objetivo de influenciar e modular processos biológicos.
Este reconhecimento sublinha a importância da investigação de Paola Alberte, que abre portas para novas abordagens no diagnóstico e tratamento de várias condições de saúde, representando um passo significativo no campo da bioengenharia e das biociências.
https://ibb.tecnico.ulisboa.pt/people/members/Paola-Sanjuan-Alberte/