Começar um Negócio? Pense Bem!

Comecar-um-negocio

A primeira coisa que digo às pessoas que me dizem que querem começar o seu próprio negócio é: “Parabéns! Que notícia maravilhosa para si e para a sua comunidade.” Depois, faço as quatro perguntas seguintes: (1) “Porque quer começar um negócio?” (2) “O que fará o seu negócio?” (3) “Qual é o seu mercado-alvo?” E, por fim, (4) “Já pensou em como pode diferenciar a sua empresa da concorrência?”

A verdade é que muitos de nós sonham em começar um negócio, mas muitas pessoas atiram-se de cabeça e perdem o passo importante de considerar o que nós e o nosso negócio trazemos de diferente da concorrência. Sim, terá um melhor serviço ao cliente. Sim, terá um preço melhor. Sim, será mais dedicado. Tudo isto é importante, mas não o distingue realmente.

Como proprietário de um negócio, deve ser capaz de responder à pergunta sobre o motivo pelo qual quer começar um negócio de uma forma criativa e inovadora. Que soluções está a oferecer? A maioria dos seus potenciais clientes procura soluções de segurança, de sustentabilidade e de cadeia de abastecimento, de eficiência e de formação e, claro, soluções de custo. Mas, ao contrário do que se pensa, o custo não é a coisa mais importante que consideram.

Conhecer o seu mercado-alvo também é muito importante. Quanto mais focado ou restrito for o seu mercado-alvo, melhor. Pesquisar o seu mercado-alvo é importante porque lhe dará informações que pode usar para atrair esses potenciais clientes.

Aqui ficam algumas ideias de como e onde fazer essa pesquisa:

  • Estude os seus websites. Vai querer entender a linguagem que eles usam, que é importante para a forma como fazem negócios, e depois refletir isso em qualquer uma das suas comunicações com eles.
  • Consulte os relatórios anuais. As empresas e as organizações sem fins lucrativos destacam, muitas vezes, as conquistas em relação aos seus objetivos e delineiam novas iniciativas nos seus relatórios anuais.
  • Ligue-se nas redes sociais. Siga as organizações na sua lista de alvos no LinkedIn, Twitter, Instagram e YouTube. Assim, será o primeiro a saber o que é importante para eles. Seguir e comentar irá distingui-lo. Além disso, lembre-se de que eles também estão a fazer pesquisas sobre si, por isso mantenha o seu website e as redes sociais atualizados.


Tenho trabalhado com mulheres empresárias nos últimos 25 anos, e ajudei-as a distinguir-se de grande parte da sua concorrência, aproveitando o facto de serem proprietárias, gerirem e controlarem de forma independente a maioria dos seus negócios. Na realidade, não há tantas empresas detidas por mulheres como empresas detidas por homens. As empresas internacionais estão interessadas em assinar contratos com empresas detidas por mulheres porque isso mostra o seu compromisso com a diversidade, a equidade e a inclusão — e, mais importante, porque afeta os seus resultados financeiros. Isso deve-se ao facto de as mulheres tomarem 85% das decisões de compra das famílias e serem clientes muito leais.

Ser uma empresa detida por mulheres irá distingui-la. Obter uma certificação internacional de terceiros como empresa de mulheres irá provar que a sua empresa é realmente detida por mulheres. A WEConnect International é uma organização de certificação de terceiros que tem mais de 180 patrocinadores empresariais internacionais que confiam no certificado da WEConnect para identificar e promover o acesso a oportunidades para empresas detidas por mulheres.

Ao embarcar nesta jornada, lembre-se da sua importância para o ecossistema económico. Os empresários são os motores do crescimento nas suas comunidades e têm um impacto tremendo nos mercados locais. São responsáveis por soluções inovadoras em que muitos de nós confiamos. Aplaudo a sua paixão e o seu propósito, e espero sinceramente que o lucro do seu novo empreendimento não demore a chegar.

Nancy-G-Allen

Nancy G Allen

Consultora de Negócios, Oradora Internacional, Autora, Formadora

Facebook
X
LinkedIn